• UNEB no Youtube
  • UNEB no Linkedin
  • UNEB no Facebook
  • UNEB no Instagram
Pós-graduação

A União Educacional de Brasília - UNEB é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal n° 85809, de 11/03/81, publicado no D.O.U. em 13/03/1981. Os cursos lato sensu em nível de especialização são ministrados pela UNEB em conformidade com a Res. MEC/CNE/CES n° 1 de 08/06/2007. Os certificados de conclusão devem ser emitidos pela instituição que efetivamente ministrou o curso (Res. MEC/CNE/CES n° 1 de 08/06/2007).

 



Área de tecnologia.

+

Tecnologia de rede de computadores - Em parceria com: CISCO


Pós-graduação lato sensu - Especialização

Carga Horária: 400h
Dias e horário das aulas:
Turma A: das 19h20 às 22h40 (segundas e quartas)
Turma B: das 08h às 12h / 13h às 17h (Sábado integral)

Clique aqui para se inscrever

Justificativa
A UNEB, em parceria com a Cisco, está formando técnicos qualificados e certificados em Tecnologia de Redes de Computadores por meio do Programa Cisco Networking Academy em parceria com diversas entidades de ensino do país. Universidades, Escolas Técnicas e Escolas de Ensino Médio têm a oportunidade de criar novos cursos ou cursos complementares como programas educacionais, profissionalizantes e de especialização.

Concluindo todos os módulos com as matérias e a monografia, o aluno será certificado pela UNEB em nível de Pós-Graduação. Como conseqüência do curso ter adotado o programa CNAP da CISCO tem como intuito também a preparação para o CCNA.

Implementado em 1997 e com crescimento espetacular nas Américas, Europa e Ásia, o Programa Cisco Networking Academy iniciou suas atividades no Brasil em 2000, totalmente adaptado ao mercado brasileiro e traduzido para a língua portuguesa. A experiência que a Cisco já desenvolveu no mercado internacional assegura um currículo diferenciado, estendendo ao aluno a possibilidade de ingressar no programa a partir de um nível básico de conhecimento em informática.

Objetivos
Promover o aperfeiçoamento técnico dos participantes mediante a utilização dos mais modernos conceitos de prospecção de tecnologia e internet, indicando instrumentos e ferramentas práticas correntes no mercado. Preparar profissionais capacitados a assumir as posições de trabalho que estão sendo geradas pelas empresas de Telecomunicações, provedores da Web, Call Centers e operadoras de TV a cabo que estão ligados na Internet.

Capacitar graduados em informática e outros profissionais da área de redes de computadores com o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam formular e implementar projetos e dar manutenção no campo de telecomunicações.

Oferecer aos graduados em informática e aos demais profissionais que atuam na área de telecom, oportunidades de complementação e atualização de conhecimentos.

Público-Alvo
O curso é dirigido a graduados da área de informática e a outros profissionais que desejem um aprofundamento no estudo de telecomunicações e internet.

Conteúdo Programático Resumido

Primeiro Módulo (80h)

Fundamentos de Rede
Modelo OSI e padrões da indústria
Topologias de rede
Endereçamento IP, incluindo máscaras de sub-rede
Componentes de rede
Projeto básico de rede

Segundo Módulo (80h)

Teoria e Tecnologias de Roteamento
Iniciando configurações de roteadores
Protocolos roteados e protocolos de roteamento

Terceiro Módulo (80h)

Roteamento Avançado e Tecnologias de Switching
Configurações avançadas de roteadores
Teoria de comutação de LAN e LANs virtuais
LAN avançada e projeto comutado de LAN
IPX da Novell
Estudos de Casos Relacionados

Quarto Módulo (80h)

Aprendendo Projetos de Redes
Teoria e Projeto de WAN
Tecnologia WAN, PPP, Frame Relay, ADSL e ISDN
Solução de problemas de redes
Gerenciamento de redes
Conhecimento de EXAMES nacionais
Estudos de casos relacionados
Arquitetura organizacional orientada a projetos
Gestão de projetos
Projeto de uma rede campus

Quinto Módulo

Didática do ensino superior (20h)
Metodologia da pesquisa científica (20h)
Monografia - Orientação para elaboração e defesa da monografia (40h)

Certificação: será expedido certificado de especialização ao aluno que cumprir as exigências previstas (cursar todas as disciplinas, com 75% de presença e obtendo média mínima de 7,0, entregar monografia e submeter-se à banca examinadora, obtendo média suficiente para aprovação), conforme Art. 7º da Resolução Nº 1, de 8 de junho de 2007 / MEC.

Será expedido certificado de Pós pela UNEB e diretamente da Cisco E.U.A ao aluno que concluir o curso com todos os pré-requisitos previstos em contrato e dentro das normas da Cisco.

Documentação necessária para realização da Matrícula:
- Carteira de identidade e CPF (originais e cópias)
- Histórico e diploma de graduação ou de nível superior (originais e cópias)
- Comprovante de residência (original e cópia)
- Uma foto 3x4


+

Tecnologia de banco de dados relacional - Em parceria com: IBM


Pós-graduação lato sensu - Especialização

Carga Horária: 400h
Dias e horário das aulas: das 19h20 às 22h40 (terças e quintas)

Clique aqui para se inscrever

Objetivos

Geral
Promover o aperfeiçoamento técnico dos participantes mediante a utilização dos mais modernos conceitos de arquitetura de banco de dados, indicando instrumentos, softwares e ferramentas práticas correntes no mercado.

Específicos

Preparar profissionais capacitados a assumir as posições de trabalho que estão sendo geradas pelas mais diversas empresas que usam aplicações que necessitam de um sistema gerenciador de banco de dados.
Capacitar graduados em informática no desenvolvimento de habilidades que lhes permitam planejar, instalar, configurar, administrar, monitorar e implementar projetos e dar manutenção em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.
Oferecer aos graduados em informática e aos demais profissionais que atuam na área de desenvolvimento e manutenção de sistemas, oportunidades de complementação e atualização de conhecimentos.

Público-Alvo
O curso é dirigido aos graduados da área de informática e aos profissionais de outras áreas que desejem um aprofundamento no estudo de banco de dados.

Concepção do Programa
O Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Tecnologia de Banco de Dados da UNEB procura introduzir uma dinâmica de ensino na qual os alunos venham exercitar e praticar os conceitos ministrados dentro de atividades técnicas laborais, projetadas para consolidar e agregar as idéias assimiladas no decorrer das atividades acadêmicas.

Conteúdo Programático

Fundamentos de Banco de Dados (44h)
Introdução aos sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD); Vantagem do uso de SGBD’s; Arquitetura de banco de Dados; Principais SGBD’s do mercado; Modelagem de Dados; Tipos de Modelo (DER) – Conceitual, Lógico e Físico; Normalização; Ferramentas Case; Aspectos de implementação de um SGBD; Práticas em Laboratório.

Linguagem SQL (40h)
Introdução SQL básico; Data Manipulation Language - Operadores de comparação, Operadores booleanos, Operadores Aritméticos, Funções Escalares, Funções de coluna e agrupamentos, União, Subqueries, Junção e tipos de junção, Case, Cast e Summary tables, Table Expressions, SQL recursivo; Data Definition Language - Comandos de criação de objetos, Tipos de dados, Restrições de Integridade, Chave Primária/Estrangeira; Transaction Control – Commit; Rollback; Savepoint; Prática em laboratório.

Sistemas Operacionais (52h)
O que é um sistema operacional?; Estrutura dos Sistemas Operacionais; Processos; Gerência de memória; Swapping; Paginação; Memória Virtual; Algoritmos de substituição de páginas; Sistemas de Arquivo; Arquivos; Diretórios; Implementação de um sistema de arquivo; Estudo de caso: LINUX – Kernel - Sistemas de Arquivo – Coletar informações do sistema – Principais comandos no console – Instalar, configurar softwares a partir do código fonte – Shell Script.

Data Warehouse (48h)
Modelagem Multidimensional; Técnicas específicas de extração de dados; Otimização de busca; Particionamento; Gerenciamento de Memória; Funções SQL específicas para OLAP; Visões Materializadas; Processo de Extração, Transformação e Carga (ETL); Ferramentas OLAP; Prática em Laboratório. Administração de banco de dados (80h) Instalação de SGBD’s; Gerenciamento de Instâncias; Parâmetros de Instância; Criação e manutenção de um banco de dados; Parâmetros de database; Tabelas de catálogo Criação e manutenção de objetos - Espaços de Tabelas, Tabelas e views, Índices, Constraints, Schema, Triggers; Controle de Acesso – Privilégios; Hierarquia de Controle de Acessos; Autenticação e autorização; Controlando o uso de Schemas; Privilégios Explícitos – Grant, Revoke, Privilégios Implícitos, Movimentação de Dados, Export/Import e outros utilitários; Conceitos de recuperação de objetos; Configuração e tipos de log; Utilitários de backup; Métodos de Recovery; Utilitários de Restore; Tipos de restore; Ferramentas de Administração; Replicação de Dados; Monitoração e Determinação de Problemas; Concorrência de acesso a objetos; Níveis de Isolamento; Prática em Laboratório.

Performance e Tuning (52h)
Diagnóstico de problemas; Interpretação de notificações do log; Análises de plano de acesso - Explain ; Ajustes do Banco de dados; Análise e ajustes de aplicação; Ferramentas de Monitoração – Memória, Espaço de Objetos, Locks de objetos, Uso de Sort; Comandos Adicionais; Prática em Laboratório.

Bancos de dados não convencionais (44h)
Conceitos de Orientação a Objetos; Banco de dados orientados a objetos; Modelagem de banco de dados orientado a objetos; Linguagens de descrição e manipulação de dados orientados a objetos; Banco de dados objeto-relacionais; Banco de dados textuais, espaciais; temporais e espaço-temporais; Banco de dados dedutivos e científicos; Banco de dados de imagens e multimídia. Seminários e Palestras sobre Banco de Dados e tecnologias associadas

Projeto em banco de dados (40h)

Tecnologia empregada para provas e estudo via WEB (E-learning) por um link de 1.5 Mbs e com redundância de 512 Kbs. Incluem múltiplas plataformas para disseminação do conhecimento, gerenciamento das experiências de aprendizado e uma comunidade de usuários, desenvolvedores de conteúdo e experts. O E-learning provê uma rápida redução dos custos, aumentando o acesso ao aprendizado, e uma clara monitoração para todos os participantes do processo de aprendizado. Nos dias de hoje, as organizações que implementam esse tipo de tecnologia oferecem a seus colaboradores a habilidade de transformar mudança em vantagem competitiva.

Certificação: será expedido certificado de especialização ao aluno que cumprir as exigências previstas (cursar todas as disciplinas, com 75% de presença e obtendo média mínima de 7,0, entregar monografia e submeter-se à banca examinadora, obtendo média suficiente para aprovação), conforme Art. 7º da Resolução Nº 1, de 8 de junho de 2007 / MEC.

Documentação necessária para realização da Matrícula:
- Carteira de identidade e CPF (originais e cópias)
- Histórico e diploma de graduação ou de nível superior (originais e cópias)
- Comprovante de residência (original e cópia)
- Uma foto 3x4



Área de Gestão

+

MBA Gestão de pessoas por competências e Coaching


JUSTIFICATIVA
A gestão e estratégia de recursos humanos envolvem os enfoques estruturais das organizações, já que estas podem ser compreendidas como espaços sociais. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias organizacionais, a compreensão das práticas existentes para tanto e suas implicações é requisito para o gestor e pesquisador em organizações, o que denota a relevância da disciplina.

OBJETIVOS
Formar profissionais qualificados, dotados das competências e habilidades técnicas e gerenciais em gestão de pessoas, tornando este profissional apto a melhor planejar, executar e controlar a área de RH.

PÚBLICO-ALVO
Graduados, servidores público, empresários, gerentes, profissionais de RH, gestores que tenham como foco a área de gestão de pessoas e graduandos em geral.

FORMAÇÃO CURRÍCULAR DO ESPECIALISTA

1 Metodologia da Pesquisa e Corporativa 20 h/a Rayane Balsamo - (Mestre)
2 Dimensões, Mapeamento e Descrição de competência 40 h/a Marilda - (Mestranda)
3 Desenvolvimento de Competências e Plano de Capacitação 40 h/a Linda Reis - (Doutora)
4 Gestão de Pessoas por Competências 40 h/a Renilda Gonçalves - (Doutora)
5 Recrutamento e seleção por competência 30 h/a Marilda - (Mestranda)
6 Docência do Ensino Superior 20 h/a Linda Reis - (Doutora)
7 Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho 30 h/a Suely - (Especialista)
8 Remuneração, Benefícios e Avaliação por competências 30 h/a Antônio Carlos Portela - (Doutor)
9 Coaching como ferramenta de gestão de competências 40 h/a Linda Reis - (Doutora)
10 Gestão de conflitos e negociação e liderança 30 h/a Wallter Justus - (doutor)
11 Métodos e Técnicas de Apresentação Oral e Escrita 30 h/a Rayane Balsamo - (Mestre)
12 Trabalho de Conclusão de curso 60 h/a Linda Reis - (Doutora)


Carga horária 420 horas / aula

OFERTA
1) As aulas serão as aulas serão ministradas aos sábados das 8 horas às 18 horas, podendo haver a oferta de turmas em horários distintos.
Previsão de início das turmas: 09/04/2015

EMENTA
Inscrição
+

MBA em Finanças e Mercado de capitais


JUSTIFICATIVA
As organizações vêm enfrentando um ambiente extremamente competitivo, o que as faz defrontar-se com a imperiosa necessidade de mudanças que objetivem a eficácia do trabalho humano, porque tudo na organização passa necessariamente por este caminho. E, para garantia de crescimento, ou até mesmo sobrevivência, torna-se necessidade adaptar-se aos novos reclames do mercado, uma vez que os paradigmas políticos, econômicos e sociais estão se transformando e os modelos atuais de organização empresarial estão sendo fortemente questionados. E, nesse cenário, o papel do gestor financeiro torna-se relevante. Em virtude dessa importância e do investimento necessário para incorporar novos conceitos, as organizações devem procurar cercar-se do máximo de garantias para viabilizar seus usos com sucesso, uma vez que as modernas técnicas de gerenciamento e controle alteram-se rapidamente e exigem tomadas de decisões eficazes em seu âmbito de atuação, além de enfatizar a preocupação do administrador em face das pressões da competição globalizada, das mudanças sociais e do acelerado avanço tecnológico.

OBJETIVOS
▪ Formar profissionais especialistas, proporcionando-lhes, por meio de uma visão crítica e prática, capazes do desempenho das atividades executivas da gestão de finanças.
▪ Capacitar os profissionais a entenderem o mercado empresarial e as necessidades das organizações no tocante a finanças e habilitar os profissionais a usarem técnicas eficazes tendentes a aumentar a competitividade nas organizações, melhorando o desempenho;
▪ Capacitar o participante a tomada de decisão com base em demonstrações financeiras e possibilitar aos profissionais a competência para desenvolver planos estratégicos buscando melhoraria das atividades e concretização dos objetivos das organizações.

PÚBLICO-ALVO
Graduados em administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e demais profissionais de nível superior.

FORMAÇÃO CURRÍCULAR DO ESPECIALISTA

▪ Matemática Financeira
▪ Estatística Aplicada
▪ Economia Empresarial
▪ Gestão de Custos
▪ Administração de Capital de Giro
▪ Análise de Projetos de Investimentos
▪ Comunicação Interpessoal
▪ Estratégias Empresariais
▪ Finanças Corporativas
▪ Gestão Internacional
▪ Planejamento Tributário
▪ Metodologia da Pesquisa
▪ Trabalho de Conclusão de Curso Carga horária 400 horas / aula

OFERTA
▪ segunda-feira e quarta-feira – das 19h20 às 22h40
▪ terça-feira e quinta-feira – das 19h30 às 22h40
▪ sexta-feira – das 19h30 às 22h40 e sábado – das 8h às 17h

Previsão de início das turmas: 07/04/2015

EMENTA
Inscrição
+

MBA em Gerenciamento de projetos


JUSTIFICATIVA
Com o acesso a recursos que antes só poucas organizações alcançavam e com o constante e fácil acesso à informação, rapidamente transformada em conhecimento, evidencia-se cada vez mais a busca por diferenciais competitivos capazes de alçar a instituição a patamar de destaque. Assim, as empresas vêm buscando novas e eficazes estruturas de trabalho focadas, cada vez mais, em projetos e em seus resultados. A gestão baseada em projetos exige mudanças nas Organizações a fim de elevar os níveis de desempenho e competitividade satisfazendo desta forma às demandas do atual ambiente dos negócios.

OBJETIVOS
▪ Formar profissionais qualificados, dotados das competências e habilidades técnicas e gerenciais, tornando este profissional apto a melhor planejar, executar e controlar a realização de projetos em qualquer área de atuação. ▪ Capacitar o participante para melhor gerenciar projetos em suas empresas; atender à crescente demanda do mercado por profissionais capacitados em gerência de projetos. ▪ Fornecer uma visão ampla de todas as áreas técnicas e comportamentais envolvidas no projeto e propiciar aos participantes um conjunto estruturado e abrangente de conhecimentos necessários para o gerenciamento eficaz de projetos, dentro de uma visão integrada dos processos.

PÚBLICO-ALVO
Graduados em administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e demais profissionais de nível superior que atuem ou desejem atuar em áreas envolvidas com elaboração e gerenciamento de projetos na iniciativa privada ou no setor público.

FORMAÇÃO CURRÍCULAR DO ESPECIALISTA
▪ Motivação e Liderança
▪ Estratégia Empresarial
▪ Fundamentos em Gestão Organizacional
▪ Gestão de Processos de Negócio
▪ Gestão do Conhecimento
▪ Negociação: Métodos e Técnicas
▪ Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
▪ Planejamento de um Projeto
▪ Execução de um Projeto
▪ Gestão da Qualidade do Projeto
▪ Análise de Negócio e Tomada de Decisão
▪ Formação de Equipes de Alto Desempenho
▪ Administração Financeira
▪ Jogos Empresariais
▪ Metodologia da Pesquisa
▪ Trabalho de Conclusão de Curso Carga horária 400 horas / aula

OFERTA
▪ segunda-feira e quarta-feira – das 19h20 às 22h40
▪ terça-feira e quinta-feira – das 19h30 às 22h40
▪ sexta-feira – das 19h30 às 22h40 e sábado – das 8h às 17h

Previsão de início das turmas: 07/04/2015

EMENTA
Inscrição
 
Localização: SEPS W4, Quadra 709/909, Bloco D, s/n - W3 Sul, Brasília - DF, 70.390-089 - Edificio FAPE E-mail: relacionamento@uneb.com.br
Desenvolvido por -