• UNEB no Youtube
  • UNEB no Linkedin
  • UNEB no Facebook
  • UNEB no Instagram
Uneb Cidadã - Voluntários

O que é ser voluntário?
Voluntário é a pessoa que, movida por valores de solidadariedade e responsabilidade, doa seu tempo, trabalho e talento em ações que beneficiam outras pessoas e melhoram a vida de todos. E o que é ser solidário? É ter vínculo recíproco com o próximo, é estar sintonizado aos problemas em que vive a população excluída ou em situação de risco.

Creches, hospitais, asilos, escolas e tantas outras organizações governamentais e não governamentais (ONG’s) são locais em que as pessoas podem exercitar sua vocação social. Os resultados são colhidos pelas partes envolvidas. O voluntário, ao promover a ação e sentir-se útil, e o outro, aquele que recebe a doação, tem esse trabalho concretizado com realização e carinho.

Seguem alguns mandamentos do Voluntário.

1. Todos podem ser voluntários. Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Todos podem participar e contribuir: o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, é relação de pessoa a pessoa, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe. Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

 
Localização: SEPS W4, Quadra 709/909, Bloco D, s/n - W3 Sul, Brasília - DF, 70.390-089 - Edificio FAPE E-mail: relacionamento@uneb.com.br
Desenvolvido por -